"BLOGUEIROS UNIDOS" É MOVIMENTO SOCIAL?

30/01/2011

1
Observando o movimento da Tunísia e agora o do Egito, onde as redes sociais e os blogs e sites tem papel muito importante na mobilização e comando destas lutas, -  ao contrário da imprensa golpista que uma semana antes insistia em publicar na primeira página que a WEB não leva a nada em termos de movimento sociais - observando estes movimentos de luta democrática e cotejando-os com a mobilização dos internautas no Brasil eleitoral de 2006 e 2010, percebo a importância e a formação de um Movimento Social de Blogueiros e Internautas.
Tal Movimento, ainda tímido em 2006 , foi vigoroso nas eleições de 2010, quer desmentindo a quantidade de calúnias assacadas pelos fascistas e pelos partidos que caminharam para a Direita contra as forças populares, quer orientando o voto e expressando  opiniões generalizadas da cidadania.
A tendência é  crescer e avançar ainda mais nestes pontos.
O Teia Livre; o Rede Liberdade; o Rede Democrática;o MVPT; os Blogueiros Progressistas -  apenas para citar algumas redes  formadas em 2010 agrupam cidadãos das mais variadas regiões do País, numa integração nacional na luta por liberdade de expressão, democracia, cultura, informação de qualidade e oposição à Imprensa reacionária.
O reconhecimento disto como um Movimento Social, como a Pastoral da Terra, o MST, a UNE, as Associações de Moradores, ONGs etc. deve começar pela conscientização dos próprios membros destas redes de que representam, unidos, um grande e novo, revolucionário e cibernético, Movimento Social.
É para este caminho que devemos nos dirigir, para uma melhor e maior estruturação de nossas ações e objetivos, buscando o que temos em comum, e aprendendo com a nossa diversidade.
Tivemos em webcam com centenas de pessoas a primeira discussão do #Coletivo da Rede, convocado em primeira instância pelo compa Beto Mafra.
Companheiros das diversas redes estão levantando este debate que deve pela primeira vez nos colocar – em Rede -  na situação de autoconhecimento da extensão do nosso poder político e social. 
A mediação foi do "global" José de Abreu e deste "universal" que vos escreve, o convidado foi o ex-deputado Roberto Simões, do PT.

Um comentário:

  1. "Atualize" este belíssimo texto, "universal" amigo.

    Uma honra que não mereço é levar sozinho o crédito pela convocação. A percepção de que o movimento está maduro para dar maiores passos é bem maior e a adesão maciça foi demonstração cabal, mesmo que a segunda-feira não ajudasse.

    Se um grupo mais restrito se encarregou da organização, foram fundamentais cada um dos integrantes: Paulinha, Cid, Frajola, Geison, Biruel, Douglas, Dani, você, Zé de Abreu, Katyta, Psycoloco, mais alguns que estiveram por toda a semana, oferecendo subsídios, solucionando problemas, resolvendo gargalos, propondo alternativas.
    E toda a turma que repercutiu nossas palavras, deu apoio e adesão.

    Agora é capitalizar as conquistas em favor de todos e favorecer a organização da rede sem lhe tirar o mais belo e instigante: sua diversidade libertária.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rede Liberdade | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios