BRASIL PERDE POETA REYNALDO JARDIM

03/02/2011

0

Faleceu esta semana o poeta e jornalista Reynaldo Jardim.
Para a maioria dos que tem abaixo de 40 anos , talvez um ilustre desconhecido.
Paulistano, faleceu em Brasília aos 84 anos.
Em 1964 foi afastado pela Ditadura  do “Jornal do Brasil” onde trabalhava.
Durante toda a sua vida sustentou a luta pela democracia e pela liberdade.
Um de seu livros de poema “Joana em Flor” foi o texto da primeira peça que eu , Reynaldo Gonzaga e Gonzaguinha fizemos na vida.
Durante a tournée, em 1966, fomos presos em Aracaju, pelo chefe do SNI em Sergipe e Tambem representante da SBAT no Estado o Sr. Augusto CésarLobão.
Seus livros de poesia, apreendidos conosco foram queimados em parça pública pelo General Graciliano, então Secretário de Segurança de Sergipe, que gritava : “Aqui em Sergipe quem entende de teatro é a polícia.” Frase título imortalizada no artigo  que Stanislaw Ponte Preta escreveu na época sobre o fato no jornal “Última Hora” e que consta de um dos exemplares de sua série livresca “FEBEAPÁ- Festival de Besteiras que assola o País”.
Expresso  ao poeta a minha homenagem, e a tristeza de ver partir um grande brasileiro e humanista.
Abaixo e acima dois momentos: o cartaz da nossa peça, e a notícia da prisão pela repressão.
Volto a afirmar, após a eleição da Dilma> a Verdade é filha do Tempo e não da Autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rede Liberdade | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios