A Bahia e o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

06/07/2011

1

Aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2011, o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em Brasília com a presença de blogueiros e ativistas digitais de todo o país. O evento contou com a participação do ex-presidente Lula, do atual ministro das comunicações Paulo Bernardo, também do governador do DF, Agnelo Queiroz, além dos deputados Emiliano José, Luiza Erundina, entre outros.
O encontro foi antecedido de mobilização de 14 encontros estaduais que somadas registraram 1.800 inscritos. Estes números mostram um movimento muito bem destacado pelo deputado federal e membro da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, Emiliano José, em discurso na Câmara, no dia 14 de junho.
“Este é o mais importante movimento social que ocorre no país, na atual conjuntura, porque reúne, além de intelectuais e parlamentares, milhares de ativistas digitais em defesa da liberdade de expressão, de uma Internet livre, de uma banda larga neutra, ampla, barata, independente, acessível à totalidade da população brasileira”.
Mais importante ainda porque, como disse no encontro de blogueiros a coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, deputada Luiza Erundina, somente através da democratização dos meios de comunicação será possível fazer as reformas necessárias para a real democratização do Brasil.
A Bahia que foi pioneira ao realizar a primeira conferência estadual de comunicação do país e na aprovação do Conselho de Comunicação Social realizou também seu “blogprog”, com participação de mais de 140 participantes. Além disso, a comissão que organizou o encontro na Bahia, defendeu no encontro nacional a candidatura para o próximo encontro acontecer na capital baiana. A proposta foi aprovada na plenária final por unanimidade e em maio 2012, Salvador sediará 3º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.
Daqui até lá muitos embates acontecerão como o debate sobre banda larga (PNBL) e o marco regulatório. Este novo movimento crescerá ainda mais consolidando a luta do direito a comunicação e a Bahia com sua rede de militantes digitais com certeza estará pautando essa luta frente à sociedade.
Que venha 2012 e o 3º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas na capital baiana!

Um comentário:

  1. Prezados,
    Como posso me integrar a essa comunidade? Gostaria de poder trocar informações e manter contato com o progressistas da Bahia.
    http://jlferrer13.blogspot.com

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rede Liberdade | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios