Guerra do Contestado- Documentário

19/04/2014

0
Soldados e milicianos alimentando família antes da execução, em 1917

No período da República Velha, houveram alguns conflitos no Brasil por conta de terra. Guerras messiânicas, isso é, guerras encabeçadas por "messias". Uma delas ocorreu no Paraná, entre os sertanejos (incluindo aí desertores, quilombolas, índios,  e as forças do exército brasileiro, sob os aplausos do coronelado da região.

"Os pares de França, a guerrilha, os bombeiros, vão erguer vinte e oito, talvez mais cidades santas aqui. Um território do tamanho do Espírito Santo, dominado por um povo que não teve escola, contra uma república de gente com seus bacharelados: os coronéis. É muita humilhação pra essa república, de coronéis que fizeram seus bacharelados na Europa, ou nas faculdades que formavam os bacharéis que seriam os políticos da nação da época.
É humilhação demais ! Então esse caboclo tem que ser extirpado da face da terra. Por isso que a nação não vai poupar esforços e dinheiro para eliminar essa gente grossa, inculta, não branca, que ousou se erguer contra a república, que o caboclo chamava de "República do Diabo", que era a República Federativa do Brasil. A república virá para cima deles, como gafanhoto na roça, e irá elimina-los como gafanhoto na terra." Depoimentos de idosos que eram crianças a época da Guerra do Contestado Observem nesse documentário acima, produzido pela TV Câmara, onde segundo alguns dos entrevistados e palestrantes, os massacrados pela oligarquia, os desvalidos e abandonados pelo Estado são "jagunços" que tudo o que possuíam para se defender era a fé, o conhecimento territorial e facões de madeira. Já os milicianos a soldo do coronelado, os militares a soldo da oligarquia são as vítimas. Percebam a postura em relação ao revisionismo histórico, esse feito pela mesma elite de sempre. Não é de se estranhar que o brasileiro médio defenda tanto os poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rede Liberdade | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios