Hitler era socialista ?

14/03/2014

1


A discussão volta à tona peri­o­di­ca­mente, mas que eu saiba não tão apai­xo­na­da­mente – e nunca com tanto em jogo – quanto recentemente.

O nazismo de Adolf Hitler é nor­mal­mente associado à extrema direita, mas cada vez mais numerosos são os que levantam-se para salientar o que talvez pareça óbvio: Hitler não era afinal de contas soci­a­lista? Não faria mais sentido associá-lo à esquerda?

Hitler era esquerdista?

 Trata-se de questão fun­da­men­tal e acir­ra­dís­sima porque o prêmio, natu­ral­mente, é ator­do­ante de tão valioso. O poder da imagem negativa de Hitler é tamanho que, se pudermos associá-lo ine­qui­vo­ca­mente ao lado do inimigo, não haverá trunfo ou argumento maior em favor do nosso modo de pensar. Dizer que Hitler era soci­a­lista supera e muito, em seu poder de argu­men­ta­ção, dizer-se que o Diabo é comunista ou que o Lado Negro da Força é o esquerdo. Ou vice-versa.

Hitler é o Mal, e o Mal só pode estar de um lado que não seja o nosso. Ganha quem conseguir demons­trar melhor o seu ponto.

O lado esquerdo de Hitler

Um artigo do eco­no­mista Rodrigo Cons­tan­tino, publicado em 2003 no sáite Mídia Sem Máscara, começa, por exemplo, da seguinte forma: Uma das maiores inversões de fatos já vistas na História diz respeito à deno­mi­na­ção do posi­ci­o­na­mento no espectro político do regime de Hitler.

O artigo propõe-se a demons­trar ine­qui­vo­ca­mente o esquer­dismo de Hitler, e começa propondo uma distinção entre direita e esquerda: “em termos práticos, esquerda quer dizer mais Estado, mais inter­ven­ção, menos mercado livre, fim dos direitos à pro­pri­e­dade privada, impostos abusivos, decisões arbi­trá­rias de uma buro­cra­cia poderosa em prol da igualdade entre os homens”.

A principal carac­te­rís­tica de uma ini­ci­a­tiva soci­a­lista seria, nessa ótica, uma forte inter­ven­ção do Estado nos negócios da nação. O artigo põe-se a provar que o nazismo de Hitler encaixava-se nesse perfil:

As medidas tomadas por Hitler foram sempre coerentes com tal objetivo, e já em 1935 os empregos estavam sob controle exclusivo do governo, que se tornava a cada dia maior e mais poderoso. A indústria foi car­te­li­zada, e colocada sob forte influên­cia do Reich e seu Minis­té­rio de Economia, com poderes quase tota­li­tá­rios. O governo nacional-socialista proibiu também a posse de armas, direito básico de defesa indi­vi­dual. Tudo girava em torno do Estado e do Partido, assim como na ex-URSS dos bolcheviques.
E conclui:

Se o tamanho do Estado e sua inter­fe­rên­cia na vida do indivíduo são critérios aceitos para se definir esquerda e direita, Hitler e Stalin estão lado a lado na extrema esquerda, enquanto o capi­ta­lismo liberal encontra-se no lado oposto.

O lado direito de Hitler   [ Leia mais...]

Um comentário:

  1. da esquerda ou da direita o que importa ? era pela nação e pelo povo !

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rede Liberdade | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios