As caxirolas que tocam por aí...

08/05/2013

1

Quando vi as caxirolas pela primeira vez, achei bonitas e atrativas. Uma boa ideia do artista Carlinhos Brown. Paradoxalmente, pensei no quanto é chato essa mania de marqueteiro que tem o músico baiano, algo que me remete a um “ser sem ser”, ou seja, que para que sua música faça sucesso, o músico tem que entender de marketing antes de tudo e o êxito do marketing ameniza a falta de talento. Também pensei na caxirola enquanto símbolo da música atual feita na Bahia; uma música de plástico idealizada por empresários, com músicos sendo submissos à lógica do mercado.

Mas Brown não se encaixa no dito músico sem talento, pelo contrário. E sua música por vezes dá a linha ao “Deus Mercado”, muito embora ele saiba também se adequar ao jogo mercadológico.


Vi a avalanche de críticas às caxirolas e pensei o que estaria por trás disso. Seria:

Antipatia à figura do artista criador?
 

Complexo de vira-lata?
Preconceito?
 

Necessidade de atrelar a caxirola ao discurso oposicionista contra o governo?

No conteúdo das críticas, a defesa enfática ao caxixi, suas raízes e a preservação do instrumento de percussão. Também críticas a um suposto desperdício de dinheiro público pela criação e ainda de fundo, fotos da presidenta junto ao artista.

No meio dessas críticas fiquei pensando se vamos ter que voltar ao alaúde, instrumento que originou o violão, ou ao Cravo porque precisamos também preservar o caxixi contra a superpoderosa caxirola. As vuvuzelas comercializadas para a Copa da África eram também de plástico e foram inspiradas nas originais.

As críticas ao desperdício de dinheiro público é um discurso oposicionista que joga com a falta de informação. É oposição cega ao governo Dilma e necessidade de ter que dizer alguma coisa, que em verdade só esconde que eles não têm projeto para o Brasil.

“A caxirola é um dos 96 projetos aprovados pelo governo brasileiro para promoverem o país durante a Copa-2014. Não há dinheiro público envolvido. O ministério do Esporte entregou aos projetos diplomas com a "chancela" do governo, que permite pedido de patrocínio e uso, em seu favor, o apoio do governo. “

Folha de São Paulo, em 23/04/2013.

A caxirola é um caxixi de plástico a ser comercializado para a Copa do Mundo no Brasil. De novo só sua nova constituição para fins comerciais. Na música, não deverá substituir o caxixi “original” já que há uma diferença sonora. Carlinhos Brown é um grande artista e não tem que provar nada pra ninguém. Sua história e sua obra conhecida em todo mundo já dizem por ele.

Não precisamos reproduzir o discurso de parte da imprensa do eixo Rio-São Paulo que não tolera qualquer coisa que não seja deste eixo. E para a oposição peço humildemente menos fantasia e mais verdade.
 
Fernando Monteiro
Músico

Um comentário:

  1. Estava conversando com minha esposa a respeito da "Rede Liberdade" lembrava de como esse grupo era unido e engraçado. engraçado nos momentos de descontração, todos eram muito bem humorados, Benvindo então nem se fala era o melhor, lembro dos debates que se estendiam pela madrugada e entrevistas com pessoas muito inteligentes que abordavam assuntos te interesse de todos. Até que um dia veio a discórdia, a ditadura e as intrigas e tudo acabou, A Rede Liberdade se transformou em uma covil de cobras, uma querendo comer as outras e todo aquele encanto sumiu, só restando odio entre componentes do grupo. Poderia dizer os nomes de todos que estiveram envolvidos nessas intrigas mas não seria ético da minha pessoa. Que pena que tudo acabou

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rede Liberdade | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios