BRUXOS DÃO PRESENTES A JESUS

25/12/2011

1

"Reis Magos"

Dito assim, "Reis Magos",  neste quase eufemismo tucano, passa-se por cima de um significativo momento do advento de Jesus, o Cristo.

Reis Magos, ou sejam: Reis da Magia, Reis do Feitiço, Feiticeiros, Bruxos ou até Macumbeiros mesmo.
Vieram do Oriente, das mais esotéricas terras da época para renderem-se ao Poder do Menino.

Vieram testemunhar quão mais poderosa era aquela criança deitada na manjedoura.
Vieram. E trouxeram valiosos presentes, pois  - á fora  o ouro, valiosíssimo -  o  incenso e a mirra eram também de muito valor à época.

Não pensemos que um deles:  Balthazar, Belchior, ou Gaspar, ajoelhou-se e entregou á Sagrada Família uma correntinha de ouro de R$ 150,00 , dessas de leilão da TV.
Ninguém viaja em caravana pelo Oriente Médio para levar presentinhos.

Foi muito ouro, muita mirra e muito incenso depositados aos pés do Salvador.
O suficiente para financiar a fuga para o Egito... para financiar os primeiros anos  de reconstrução da vida do casal paterno.

Destes presentes ofertados nasce a tradição de presentearmos no Natal.
Repetimos o gesto que os Reis da Magia fizeram há dois mil anos.
Relembramos com isso a nossa reverência ao próximo a quem amamos e devemos amar, desde nossos familiares e amigos até os presentes dados em atos de caridade pública.

Relembrando portanto: o ato de dar presentes nasce de um ato de reverência, rendição, respeito e solidariedade de três-  ou mais-  não-cristãos. 
Os primeiros a reconhecer a divindade advinda e anunciada por uma estrela no céu.

Nasce destes mouros, afros...e não desta esdrúxula figura finlandesa, trazida da Lapônia,  Polo Norte,   e patrocinada pela Coca- Cola.

Um comentário:

  1. O ser humano sempre buscou entender a natureza. Aqueles que estudavam acabavam tendo funções curativas, filosóficas e política. Na época de Jesus os realmente sábios procuravam juntar estas três atividades.

    No site Jesus Cristo perguntas e respostas existem alguns textos legais sobre o tema.

    http://www.rmesquita.com.br/

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rede Liberdade | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios