Carlos Latuff

11/11/2010

0
"Subversão é vida, submissão é morte".
 Carlos Latuff é da cidade do Rio de Janeiro nascido em em 30 de novembro de de 1968. É chargista, ativista e fã confesso de transporte ferroviário. Iniciou sua carreira em agência de propaganda em 1989, quando sua veia artística floresceu para charges ao fazer em 1990,  seu primeiro trabalho político para o Sindicato dos Estivadores,  em um de seus trabalhos junto aos sindicatos.





Com a explosão da internet e a facilidade de comunicação alternativa, Latuff encontra neste veículo, liberdade e incentivo para militar pelas causas dos excluidos e discriminados, Faz charges denunciando corrupção, violência, racismo, discriminações em geral.  Trabalhou com o movimento zapatista que foi o que deu início a seu ativismo internacional. Em 1999 visita a Cisjordânia a convite de uma organização civil que viu um de seus desenhos na internet, ao conhecer em loco um dos assentamentos na faixa de Gaza, torna-se defensor da causa, dedicando seu trabalho a denunciar os abusos sofridos pelos palestinos. Artista engajado, ativista, Latuff é reconhecido dentro e fora do Brasil tendo sido  o primeiro brasileiro a ter charges publicadas na Casa de Caricatura do Irã.







Por ser crítico aos poderes abusivos, estejam eles em qualquer lugar, o artista já foi detido duas vezes pela polícia do Rio pelos ácidos desenhos denunciando a violência e a corrupção policial. Foi ameaçado de morte por grupo ligado ao Likud, partido de extrema-direita israelense.







Na tentativa de silenciar, de ocultar a causa palestina; de desviar a discussão. A questão palestina nada tem a ver com judaísmo em si. Fossem chineses oprimindo palestinos, eu estaria criticando os chineses, certamente. Vou dar um exemplo de como o anti-semitismo é colocado a serviço do status quo. Você pode fazer, por exemplo, uma charge esculhambando o Bush. Você pode chamar o Bush de filho de uma Condolezza, sem nenhum problema. Vai ter reação, mas dificilmente alguém lhe chamará de racista. Você pode representar o Tony Blair como um macaco que ninguém vai lhe chamar de racista. Pode ser o Lula... Agora, se for o Ariel Sharon — e eu já fiz uma série de charges sobre ele, esculhambando mesmo porque o cara é um desgraçado, um assassino, é um dos carniceiros de Sabra e Chatila — fui chamado de anti-semita. Por quê? Porque o Sharon é judeu. Se o Ariel Sharon fosse cristão, não teria problema. Os sionistas, o Estado de Israel, não querem a solução do problema porque é importante que os palestinos sempre sejam vistos como inimigos. Assim eles justificam a grana, os bilhões de dólares que os Estados Unidos mandam para reforçar a máquina de guerra e o aparato de segurança de Israel.  Carlos Latuff, em entrevista ao site Nova Democracia

Assista AQUI entrevista de Carlos Latuff à Rede Liberdade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rede Liberdade | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios